sábado, 13 de outubro de 2007

REUNI? O que é isso?

É, mais uma sigla. Você deve ta pensando: “Pow, mais uma sigla nessa universidade? É Pro Uni, é Enade, é PL, o escambau todo, e inda me vem com mais essa sigla?” É, nós também achamos um saco. Mas acontece que o REUNI é mais uma parte dessa reforma universitária, a mesma que já vem sendo implementada há algum tempo, e que tem tantas siglas.

O REUNI é mais nova face dessa reforma. Ele ta dentro de um pacote do governo federal, o tal do PDE (plano de desenvolvimento da educação), e significa Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades. O pretexto do REUNI é atender a necessidade de democratização do acesso à Universidade Pública, ampliando suas vagas, e redesenhar o perfil “obsoleto” que os cursos de graduação têm hoje em dia. Mas não passam de meias verdades.

A gente já sabe como vem sendo feita hoje a expansão que o governo tem proposto pras universidades, sem verba, sem garantir assistência estudantil, contratação de professores, nada! O REUNI é o decreto que institucionaliza isso.

Acenando com um aumento de verbas que não passam de 10% a 20% a mais do que já é investido hoje, o decreto do REUNI vincula as universidades que aderirem ao projeto a uma expansão de 100% no número de ingressantes e 200% no de número de matrículas.

Para aumentar a quantidade de estudantes com as migalhas que o governo vai dar pras universidades, a média de alunos por professor vai ter que aumentar dos atuais 11 pra 1 para 18 pra 1. Ou seja, uma forma de precarizar e explorar ainda mais os professores, diminuindo a qualidade de ensino, e tirando o tempo de realizar pesquisa e extensão.

Mesmo assim, isso não é suficiente. Vem de brinde, com o REUNI, uma portaria interministerial, n° 22 MEC/MP, que cria o banco professor-equivalente. Através dessa proposta, se cria uma equivalência entre professores efetivos (em suas diversas modalidades) e professores substitutos. Assim, por exemplo, em vez de contratar um professor de dedicação exclusiva, a universidade vai poder contratar três substitutos, pra tapar o buraco da expansão. É a universidade se tornando um imenso escolão!

Mas não pára por aí! O REUNI ainda propõe que os cursos de graduação se dividam em dois ciclos, um ciclo básico de 2 a 3 anos (chamado Bacharelado Interdisciplinar), e depois haja um novo processo de seleção para que os melhores estudantes fiquem com os melhores cursos. Amplia a estrutura meritocrática, e cria um ensino pobre para os pobres: nem todo mundo vai passar pro ciclo profissionalizante, e quem precisa de assistência estudantil, quem trabalha, ou não tem condições econômicas favoráveis, tem suas chances de passar pro outro ciclo bastante reduzidas.

Ou seja, por trás dessa nova sigla, REUNI se esconde uma nova medida demagógica do governo, que vai acabar sucateando ainda mais a universidade. Por isso, em defesa da Universidade, é preciso desde já barrar o REUNI!

Movimento Resistência e Luta

DCE/UFS – “Amanhã há de ser outro dia”

Nenhum comentário: