terça-feira, 30 de outubro de 2007

Golpe da Reitoria/UFS na aprovação do REUNI!

REITORIA GOLPISTA:
Quer acabar com a qualidade da UFS através do REUNI e da Ilegalidade!

Você já ouviu falar ou sabe o que é o REUNI- Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais? Pois é, pouca gente sabe o que é... Mas você sabia que o DCE-UFS, vários CAs e vários estudantes estavam reivindicando à Reitoria um Seminário Aberto e um PLEBISCITO sobre o REUNI com a participação da comunidade acadêmica(estudantes, docentes e técnicos) para decidir se a UFS adere ou não ao REUNI?

Você sabia que a Reitoria, através de um golpe ilegal e autoritário afirma que a UFS aderiu ao REUNI?

Então, diante da falta de esclarecimento da comunidade acadêmica sobre o REUNI, cerca de 100 estudantes realizaram, na quinta-feira, a ocupação da reunião do CONEPE (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão), no prédio da Reitoria, cobrando do Reitor a realização do Seminário e Plebiscito sobre o REUNI. Assim, com nossa manifestação a reunião não pôde se realizar. Mas, para a surpresa de todos, a Reitoria divulgou que foi aprovado a adesão da UFS ao REUNI, numa reunião sem divulgação nenhuma, realizada na FAPESE, do outro lado da cidade, durante a mesma tarde em que foi suspensa a reunião oficial e que contou somente com a participação de pessoas ligadas ao Reitor. Muitos conselheiros que estavam presentes na reunião oficialmente convocada nem sabiam da reunião ilegal e secreta puxada pelo reitor. Foi um golpe digno da ditadura!

Nós só queremos um Seminário e o Plebiscito sobre o REUNI.
Por que o medo Josué? Será que o reitor tem medo que você saiba disso:

1) Expansão sem qualidade e sem financiamento – Pelo REUNI, a UFS ampliará, no mínimo, 40% de vagas, com um aumento máximo de 20% em sua verba, condicionado ao alcance das metas impostas.
2) Aprovação Automática e o professor se torna irrelevante- Institui a política de aprovação automática, já que a UFS tem que atingir a meta de 90% de aprovação imposta pelo MEC. Com isso, a Reitoria propõe flexibilizar a estrutura acadêmica, podendo o estudante se formar sem precisar assistir aulas, somente necessitando fazer prova. Para a Reitoria, o importante será atingir a meta de 90%, independente da qualidade. Se não atingir, receberá menos verba.
3) Bacharelado Interdisciplinar – Para algumas áreas, a UFS criará um curso aligeirado e especial, de Bacharelado Interdisciplinar, onde o estudante terá uma formação acadêmica superficial e generalista, saindo com a ilusão de um diploma que não vai lhe garantir nenhum reconhecimento profissional.
4) A precarização do trabalho docente e enxurrada de professores substitutos– Com o REUNI, a UFS legitima umas das mais elevadas proporção estudante/professor das universidades: 22/1. Isso, quer dizer, que com a expansão teremos cada vez salas mais cheias, com 80 a 100 estudantes como já acontece. Como o governo não contrata mais docente efetivo, o número de substitutos aumentará.
5) A causa principal da evasão é a falta de assistência estudantil – A causa sócio-econômico é a raiz do problema da evasão. Mas, o governo federal e Reitoria não enxergam dessa forma e com o REUNI responsabiliza a estrutura acadêmica pela evasão. Para combater a evasão é necessário mais investimento na melhoria de Bibliotecas, RESUNs, Residências Universitárias, Bolsas de Auxilio, etc.
6) Desrespeito a Autonomia Universitária e Educação não se faz com por decreto - . É um projeto que vem de cima para baixo do MEC, não levando em consideração as especificidades de cada universidade!


Certamente ele deve ter medo que os estudantes saibam o que significa o REUNI e consigam se mobilizar contra esse projeto. Por isso, ele não quer discussão. Por isso, vale ser aprovado numa reunião ilegal e que não existiu!

NÃO VAMOS ACEITAR ESTE GOLPE DA REITORIA!!
NÃO RECONHECEMOS A APROVAÇÃO DO REUNI!

QUEREMOS DICUSSÃO E PLEBISCITO SOBRE O REUNI!
REUNI NÃO! A UFS NÃO É ESCOLÃO!

DCE-UFS, CAs, DAs e Estudantes Indignados

Nenhum comentário: